domingo, 14 de setembro de 2014

ATIVIDADE 4 - INVESTIGANDO





Com a palavra... Rani, a protagonista de "Rani e o Sino da Divisão", do Jim Anotsu!
 A Rani é aluna do Estadual com uniforme e tudo no livro do Jim Anotsu ... !


ATIVIDADE 4 - INVESTIGANDO

Turma:  Núcleo de Base 1 - Turma Carlito Arlindo dos Santos Balbino
Coordenador da UFOP: Fernando Cortez Sica
Atividade: Atividade 4- Investigando   
Nomes:
Thiago Joel Estevam Damázio
Jussara Francisca Santos
José Wilson Peixoto
Arildo Sávio Da Costa
Neusa Maria Teles Campolina
Tania Mara Pereira Nogueira Diniz
Bruno Ferreira Pires


Investigando, refletindo e aprendendo
 A busca pela informação é uma constante na vida de qualquer ser humano, por isso a curiosidade, a busca pelo novo, são inerentes ao ser. Porém, o que não se pode esquecer é que, uma coisa é buscar e outra é só aplicar o que se buscou. Há uma distância positiva e palpável nesta situação, pois enquanto a busca envolve pesquisa, investigação e estudo; a aplicação envolve esforço, paciência e técnica, e que por consequência, juntas e bem sucedidas, geram a aquisição de novos conhecimentos e soluções para os problemas surgidos, trazendo, portanto, a aprendizagem.  O que se sabe é que uma não anda sem a outra e que para o sucesso acontecer, elas devem caminhar juntas. Não há crescimento sem a busca pela informação e  concretização da aprendizagem sem a aplicação da informação.
O web - currículo, do ponto de vista dos estudos até agora, seria o uso das tecnologias em todas as suas possibilidades, dentro da escola, na prerrogativa de buscar este novo aluno que ora surge, comungando assim, com a linguagem que hoje ele traz para a sala de aula. Nesta nova proposta, teríamos alunos mais interessados e participativos, pois estaríamos usando as diferentes linguagens que esta abordagem nos permite, trazendo para o ambiente escolar as situações – problema do dia a dia, para que fossem solucionadas de forma interativa e significativa. Portanto, a necessidade urgente de integrar esta proposta ao currículo tradicional, o que este curso tem nos alertado. Como diz a música de Chico Buarque, “Roda mundo, roda - gigante”, o “gigante” está aí com toda sua força e o estamos subestimando, sendo que poderíamos usar tudo a nosso favor, inovando, ampliando o conhecimento e os horizontes, ou seja, fazer a interação do que é estudado, do que é produzido e de como aplicá-lo no dia a dia de nossos alunos.
Voltando ao retrato da escola, é possível identificar que as TDIC são usadas ainda em maior escala para a busca de informações, onde o professor sugere as atividades a serem pesquisadas, através de estímulos e incentivos, e os alunos as buscam. Porém, está acontecendo, ainda em passos lentos, nas turmas, uma nova  aprendizagem pela investigação, onde os alunos estão descobrindo como todas as comunicações existentes como exemplo a construção de um jornal.  Universo já conhecido por eles, mas que desta vez, estão buscando, investigando e aplicando na construção de um trabalho deles. Os alunos estão visualizando a junção do trabalho, de vários instrumentos tecnológicos, estão fazendo acontecer e aparecer um projeto maior: o jornal da escola. Os celulares, as máquinas digitais, o notebook, o computador, a escrita (o caderno e o lápis) e as mídias em geral, têm sido parceiros constantes destes alunos e é notório o envolvimento de todos no processo. Mas, ainda se faz necessário pensar e repensar a nossa prática e colocar a aprendizagem por investigação em primeira instância nos nossos projetos escolares. É preciso que realmente, levemos os nossos alunos aos questionamentos, levantamento de hipóteses, às trocas de experiências e ideias, para que eles sejam construtores e reconstrutores de sua aprendizagem, sendo verdadeiramente coautores e ativos no processo.
Para mudar o cenário atual, será necessário o engajamento de todos que estão inseridos no processo ensino-aprendizagem, com uma mudança de postura e consciência do novo contexto abordado. Os primeiros passos são a inovação do currículo e o novo modelo de educador. Hoje, somos todos geradores de conhecimento e aquela velha história da escola que transmite e do aluno que recebe, já não é possível. E as TDIC estão aí para nos fortalecer, enquanto ambiente construtor de novos saberes, novas significações e reinvenções no processo ensino – aprendizagem.
Bibliografia:
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de & SILVA, Maria da Graça Moreira da. Curriculum, technologies in education and digital culture: spaces and times in web curriculum. In: Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011.
ALMEIDA, Maria E. Bianconcini de. Currículo, avaliação e acompanhamento na educação a distância. In: MILL, D.; PIMENTEL, N. Escritos sobre educação a distância: desafios contemporâneos sob múltiplos enfoques. Brasília: Capes, 2010
Projeto Político Pedagógico da Escola referencia 2014

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