Com a palavra... Rani, a protagonista de "Rani e o Sino da Divisão", do Jim Anotsu!
A Rani é aluna do Estadual com uniforme e tudo no livro do Jim Anotsu ... !
A Rani é aluna do Estadual com uniforme e tudo no livro do Jim Anotsu ... !
ATIVIDADE
4 - INVESTIGANDO
Turma:
Núcleo de Base 1 - Turma Carlito Arlindo dos Santos Balbino
Coordenador da UFOP: Fernando Cortez Sica
Atividade: Atividade 4- Investigando
Coordenador da UFOP: Fernando Cortez Sica
Atividade: Atividade 4- Investigando
Nomes:
Thiago
Joel Estevam Damázio
Jussara
Francisca Santos
José
Wilson Peixoto
Arildo
Sávio Da Costa
Neusa
Maria Teles Campolina
Tania
Mara Pereira Nogueira Diniz
Bruno Ferreira
Pires
Investigando, refletindo e aprendendo
A busca pela informação é uma constante na
vida de qualquer ser humano, por isso a curiosidade, a busca pelo novo, são
inerentes ao ser. Porém, o que não se pode esquecer é que, uma coisa é buscar e
outra é só aplicar o que se buscou. Há uma distância positiva e palpável nesta
situação, pois enquanto a busca envolve pesquisa, investigação e estudo; a
aplicação envolve esforço, paciência e técnica, e que por consequência, juntas
e bem sucedidas, geram a aquisição de novos conhecimentos e soluções para os
problemas surgidos, trazendo, portanto, a aprendizagem. O que se sabe é que uma não anda sem a outra
e que para o sucesso acontecer, elas devem caminhar juntas. Não há crescimento
sem a busca pela informação e concretização da aprendizagem sem a aplicação
da informação.
O web - currículo, do ponto de vista
dos estudos até agora, seria o uso das tecnologias em todas as suas
possibilidades, dentro da escola, na prerrogativa de buscar este novo aluno que
ora surge, comungando assim, com a linguagem que hoje ele traz para a sala de
aula. Nesta nova proposta, teríamos alunos mais interessados e participativos,
pois estaríamos usando as diferentes linguagens que esta abordagem nos permite,
trazendo para o ambiente escolar as situações – problema do dia a dia, para que
fossem solucionadas de forma interativa e significativa. Portanto, a
necessidade urgente de integrar esta proposta ao currículo tradicional, o que
este curso tem nos alertado. Como diz a música de Chico Buarque, “Roda mundo,
roda - gigante”, o “gigante” está aí com toda sua força e o estamos
subestimando, sendo que poderíamos usar tudo a nosso favor, inovando, ampliando
o conhecimento e os horizontes, ou seja, fazer a interação do que é estudado,
do que é produzido e de como aplicá-lo no dia a dia de nossos alunos.
Voltando ao retrato da escola, é
possível identificar que as TDIC são usadas ainda em maior escala para a busca
de informações, onde o professor sugere as atividades a serem pesquisadas,
através de estímulos e incentivos, e os alunos as buscam. Porém, está
acontecendo, ainda em passos lentos, nas turmas, uma nova aprendizagem pela investigação, onde os alunos
estão descobrindo como todas as comunicações existentes como exemplo a construção
de um jornal. Universo já conhecido por
eles, mas que desta vez, estão buscando, investigando e aplicando na construção
de um trabalho deles. Os alunos estão visualizando a junção do trabalho, de
vários instrumentos tecnológicos, estão fazendo acontecer e aparecer um projeto
maior: o jornal da escola. Os celulares, as máquinas digitais, o notebook, o
computador, a escrita (o caderno e o lápis) e as mídias em geral, têm sido
parceiros constantes destes alunos e é notório o envolvimento de todos no
processo. Mas, ainda se faz necessário pensar e repensar a nossa prática e
colocar a aprendizagem por investigação em primeira instância nos nossos
projetos escolares. É preciso que realmente, levemos os nossos alunos aos
questionamentos, levantamento de hipóteses, às trocas de experiências e ideias,
para que eles sejam construtores e reconstrutores de sua aprendizagem, sendo
verdadeiramente coautores e ativos no processo.
Para mudar o cenário atual, será
necessário o engajamento de todos que estão inseridos no processo
ensino-aprendizagem, com uma mudança de postura e consciência do novo contexto
abordado. Os primeiros passos são a inovação do currículo e o novo modelo de
educador. Hoje, somos todos geradores de conhecimento e aquela velha história
da escola que transmite e do aluno que recebe, já não é possível. E as TDIC
estão aí para nos fortalecer, enquanto ambiente construtor de novos saberes,
novas significações e reinvenções no processo ensino – aprendizagem.
Bibliografia:ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de & SILVA, Maria da Graça Moreira da. Curriculum, technologies in education and digital culture: spaces and times in web curriculum. In: Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011.
ALMEIDA, Maria E. Bianconcini de. Currículo, avaliação e acompanhamento na educação a distância. In: MILL, D.; PIMENTEL, N. Escritos sobre educação a distância: desafios contemporâneos sob múltiplos enfoques. Brasília: Capes, 2010
Projeto Político Pedagógico da Escola referencia 2014
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