Atividade 1a: Ampliando
nossos repertórios sobre experiências de aprendizagem em rede (caráter
coletivo)
Descrição: Escolher duas experiências de
práticas pedagógicas repertório comum do grupo de cursistas da escola que, de
alguma maneira, tenham-lhes sido inspiradoras. Organizar para cada uma delas,
uma apresentação descrevendo local, contexto, pessoas envolvidas,
desenvolvimento, metodologia, resultados, tecnologias usadas e explicar por que
razão elas foram escolhidas. Publicar esta apresentação na internet e divulgar
o link no fórum de discussão “Ampliando nossos repertórios de aprendizagem em
rede”.
Ferramenta: Fórum (“Ampliando nossos repertórios de aprendizagem em rede”)
sugestão período: 23/09 a 28/09
Ferramenta: Fórum (“Ampliando nossos repertórios de aprendizagem em rede”)
sugestão período: 23/09 a 28/09
Jornal do Estadual
O projeto, aqui intitulado como
“JORNAL DO ESTADUAL”, pretende trabalhar com os alunos dos primeiros anos do
Ensino Médio, o desenvolvimento de práticas comunicativas através da criação de
um jornal mensal impresso e gravado que será distribuído e disponibilizado em
vídeo, ao final de cada mês, para toda a comunidade escolar.
Acreditando que a comunicação é inerente ao ser humano,
possibilitando que ele expresse seu modo de perceber e sentir o mundo em sua
relação consigo e com o outro, buscamos que deste encontro se crie um espaço de
troca de experiências/conhecimentos comunicativos.
O projeto foi pensado em função da vontade de desenvolver um trabalho
com jovens que se encontram mergulhados na era digital e tecnológica, mas que
muitas vezes, encontram-se solitários e indiferentes ao mundo ao seu
redor. A comunicação realizada
coletivamente pressupõe que relações interpessoais sejam aprofundadas,
possibilitando diferentes olhares sobre estas mesmas relações.
Desta forma, podemos perguntar: qual o papel
da Comunicação na escola, e o que de pedagógico estas práticas revelam? A
comunicação do ser humano pode ser libertária e socializadora, porque
questiona, mostra e expõe e, consequentemente, facilita uma série de conflitos
internos. Um processo maduro da comunicação do indivíduo é fundamental para a
formação do sujeito, pela inclusão e pela afirmação de identidade.
Tendo em vista que estes alunos se encontram em um único espaço restrito, ainda que na escola, pensamos a proposta dessa oficina em dois movimentos, um em busca de trabalhar o que os une e o outro o que os distingue, pensando nessas duas necessidades humanas, evidenciadas neste caso pela convivência intensa, de se sentir parte e de se diferenciar. O primeiro movimento vai de encontro às narrativas pessoais de cada um; o segundo a criação de símbolos coletivos que lhes sejam próprios e que consigam expressar o que elas compartilham como grupo de jovens que se encontram em situação semelhante.
Tendo em vista que estes alunos se encontram em um único espaço restrito, ainda que na escola, pensamos a proposta dessa oficina em dois movimentos, um em busca de trabalhar o que os une e o outro o que os distingue, pensando nessas duas necessidades humanas, evidenciadas neste caso pela convivência intensa, de se sentir parte e de se diferenciar. O primeiro movimento vai de encontro às narrativas pessoais de cada um; o segundo a criação de símbolos coletivos que lhes sejam próprios e que consigam expressar o que elas compartilham como grupo de jovens que se encontram em situação semelhante.
Através do levantamento de conteúdos
e matérias para o jornal foi distribuído entre as salas temas que seriam
trabalhados dentro do jornal. Cada sala desenvolveu uma forma de comunicação
que apresentada para a turma foi gravada em vídeo separados para ser editados e
a parte escrita para o jornal.
O jornal já está em fase final de
edição e os vídeos estão sendo editados. Já temos fragmentos que estamos
disponibilizando.
Professora Daniela e aluno Brener o noticiário de esportes
Gravação da Previsão do Tempo
Equipe de edição e gravação
O Muro Fala ... !
As
paredes falam. Elas guardam memórias, contam historias pessoais e coletivas,
registram cosmologias, visões de mundo de todos os povos e épocas, servindo a
todo tipo de comunicação e expressão para a humanidade desde a
Pré-História com suas pinturas
rupestres, a arte mural egípcia, passando pelos afrescos medievais e
renascentistas, os grandes pintores, o Muralismo Latino Americano, chegando à
contemporaneidade com seus Grafites e Pixações.
Portanto,
a Pintura Mural se apresenta como um fazer pedagógico, historicamente legítimo
e eficiente para se trabalhar na Educação, os valores humanistas, as
habilidades e competências dos alunos, envolvendo-os numa atividade
interdisciplinar criativa e motivadora, que certamente irá marcar positivamente
suas vidas.
Os
alunos participaram desta proposta de trabalho utilizando data-show,
transparências, retro-projetor, lápis, pincéis, tintas, PVA branco, pigmentos,
copos, garrafas descartáveis, aparelho de Cd portátil, máquina fotográfica,
filmadora e celulares.
A
metodologia utilizada para este trabalho foi feita através do:
- levantamento de dados sobre a pintura mural e sua relação
com a temática a ser aplicada.
- aula expositiva sobre Pintura Mural através da história
- discussão das temáticas a serem abordada na intervenção
- elaboração dos esboços
- aplicação do desenho no muro
- processo de pintura
A
seleção dos alunos foi feita de forma voluntária observando os alunos que
tinham interesse em participar do projeto com responsabilidade, usando sua
criatividade e principalmente a responsabilidade de estar fazendo uma pintura
mural de acordo com nossos objetivos mas tinham total liberdade de expressão
mostrando que o trabalho seria bastante criativo.
Início dos trabalhos do projeto O Muro Fala... !
Aula sobre Pintura Mural através da História
Imagens externas do início do trabalho
Imagens externas do início do trabalho
Imagens da segunda etapa da Pintura Mural
Imagens da segunda etapa da Pintura Mural
Imagens da segunda etapa da Pintura Mural
Imagens da segunda etapa da Pintura Mural
Imagens da segunda etapa da Pintura Mural
Vídeo da 2° etapa da pintura mural
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